quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Parabéns à Banda Filarmônica Novo Horizonte

Desde o fim da Banda Filarmônica de Santo Antônio (uma das mais antigas do Nordeste) ficamos órfãos de bandas filarmônicas.
 
Foto Enio Ricardo (junho de 2010)
Acordar com o som de uma banda filarmônica é se despertar com disposição e alegria. As bandas filarmônicas têm um poder incrível de fazer sorrir e também fazer chorar, emocionados, todos àqueles que “têm coração”. 

A iniciativa do ativista cultural e radialista Esmaildo Pereira com o apoio de amigos foi uma das mais brilhantes atitudes já vista nesta cidade. Muitos jovens do Bairro Belo Horizonte hoje no mínimo têm uma profissão em andamento – Músico. Em homenagem ao filho do bairro e compositor do hino do município de Piancó, o Maestro Amâncio, carinhosamente conhecido por Toinho de Dorinha, a Banda Novo Horizonte tem em sua escola o nome: Escola de Música Antônio Amâncio.
 
Foto Enio Ricardo
Figura que merece um pouco mais de reconhecimento no Vale do Piancó, pelo menos, é o folclórico Nego Lula – regente/maestro/professor da Banda Filarmônica Novo Horizonte. Nego Lula é uma das raras pessoas nesta região que conseguem trabalhar de forma voluntária, não raras vezes até paga para realizar o trabalho.
Nego Lula e Lázaro Benedito
Ensina música e cidadania aos meninos de ouro do bairro “Belô”, em meio a tantas maldades no mundo, sempre está lá usando seu tempo e conhecimento para transformar um bairro melhor.

Parabéns à Banda pelos seus primeiros dois anos de existência. Que sempre nos emociona tocando dobrados, marchas, hinos, mpb, religiosas... trazendo as recordações jamais esquecidas.

Por Enio Ricardo

Um comentário:

Carlito Benedito de Souza disse...

Prezados Piancoenses, me sinto orguloso em ver que a bando de música de Piancó se reergeu,fiz parte desse mesma bando em 1968, quando surgiu com a iniciativa do maestro Elizeu. Lula e eu éramos os dois pistonistas dessa magnifica banda, hoje vendo a foto de Lula fiquei muito contente e feliz em saber que a história da banda foi resgatada, feliz 2013carlito.b.souza@hotmail.com